FAQ

A actigrafia é um método não-invasivo que mede atividade através de um acelerômetro. Os dados coletados pelo actígrafo são utilizados para estimar padrões de sono e vigília assim como diversos parâmetros relacionados ao ritmo circadiano do usuário, todos esses cálculos são feitos por um software, no caso da Condor Instruments, o ActStudio.
À partir dessas informações, é possível fazer inúmeros diagnósticos nas áreas da saúde como na cardiologia, cronobiologia, distúrbios de sono, dores crônica, neurologia, pediatria e psiquiatria. Além do seu uso nas áreas de pesquisa médica, clínica, biológicas, de esporte e de fadiga.

Com o ActTrust é possível realizar monitoramento em tempo integral de exposição à luz, temperatura e atividade. E assim realizar sua leitura e cálculos por meio do software ActStudio. Onde é possível obter medições e diagnósticos de latência do sono, quantidade  de tempo na cama (TIB), tempo total de sono (TST), latência para o início do sono (SL), número de despertares (NWAK), tempo acordado após ter iniciado o episódio de sono (WASO), eficiência do sono (SE), análises não paramétricas, cosinor, periodograma e actograma.

A polissonografia é um exame que se refere a registros simultâneos de variáveis fisiológicas durante uma noite de sono, tais como: eletroencefalograma (EEC), eletrooculograma (EOG), eletromiograma (EMG), eletrocardiograma (ECG), fluxo aéreo (nasal e oral), esforço respiratório (torácico e abdominal), outros movimentos corporais (através do EMG), gases sanguíneos (saturação de oxigênio, concentração de dióxido de carbono), entre outros. O actígrafo por sua vez, realiza medições durante um intervalo de tempo (em dias), em que os fatores externos que regem nosso ritmo circadiano podem ser mensurados de maneira objetiva por meio de sensores de medição de luz, temperatura e atividade que em seguida serão lidas em um software, no caso da Condor Instruments, o ActStudio. Portanto, se tratam de métodos complementares de medição e ambos de resultados e diagnósticos confiáveis.

Um actígrafo é composto geralmente por um acelerômetro que detecta e faz medição de atividade. O acelerômetro é capaz de medir a movimentação e juntamente com um processador é capaz de calcular o nível de movimentação a cada intervalo e irá armazenar esses dados, para que possibilite a leitura dos mesmos em um software. Inúmeros fatores se alteram de acordo com o actígrafo em questão, no caso da bateria e do armazenamento, podem ser recarregáveis ou não, de diferentes períodos de amostragem e espaço de armazenamento. 

No caso do ActTrust, o mesmo é constituído por um acelerômetro de 3 eixos, um sensor de temperatura do punho e um sensor de luz ambiente, além da bateria recarregável. As informações contidas no ActTrust, por meio do ActDock são passadas para um computador através da porta USB e por meio do software ActStudio é possível realizar análises dos dados coletados, estimar padrões de sono e de vigília assim como obter diversos parâmetros relacionados ao ritmo circadiano do usuário

O acelerômetro é um dispositivo de análise cinemática do movimento, capaz de mensurar as acelerações provocadas e sofridas pelo corpo humano.

O ActTrust é resistente à água até 1m de profundidade, logo pode ser utilizado durante o banho e outras tarefas diárias, porém não para nadar ou mergulhar.

Recarregue ele completamente e desligue o mesmo utilizando o software do ActStudio. Caso ele seja armazenado sem uso por longos períodos de tempo, recomendamos recarregar a bateria a cada 3 meses para garantir a durabilidade da mesma.

Tutoriais

Português

inglês

Está com problemas?

Envie sua dúvida ou problema para que o nosso suporte possa te ajudar!

pt_BR

Deixe seu dados que entraremos em contato